Sindicato dos Enfermeiros do Pará fortalece luta da CTB

Em visita à sede da CTB, em São Paulo, o Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) se comprometeu em reforçar a luta pelo retorno do imposto sindical obrigatório.

A entidade conta com mais de 30 mil profissionais na base e é recordista de dissídios coletivos no país. No entanto, sofre com dificuldades como a falta de EPIs, ausência de condições de trabalho e excesso de carga horária, até problemas de logística.

A saber, o estado é o segundo maior em extensão territorial do Brasil. Assim, percorrer seus 144 municípios, sem recursos para viagens aéreas, é uma tarefa tortuosa, que impacta no atendimento à população. Ainda mais com o excesso de contratos temporários firmados pelo Estado com Organizações Sociais de Saúde.

“Nós temos no Pará uma epidemia de OSS, com contratos cada vez mais precarizados e o pessoal sendo demitido. Só essa semana, o governo desfez o contrato com três hospitais privados. Nós esperamos que saia o imposto sindical para a gente sobreviver mais e fortalecer a nossa luta no Pará. Vamos reforçar o número de filiados para a gente partir para a mudança. Principalmente na área trabalhista, mas também na área da saúde, que está acabada”, avaliou Antônia Trindade, presidenta do Senpa.

 

Golpe enfraqueceu sindicatos

Criada em 1940, no artigo 582 da CLT, o imposto sindical passou a ser facultativo após a reforma trabalhista aprovada no governo de Michel Temer, em 2017.

O valor era descontado uma vez por ano do salário dos trabalhadores e trabalhadoras, sempre no mês de março, equivalente a um dia de remuneração, sem incluir horas extras. Logo depois do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, a medida foi imposta pelo mercado, a fim de impedir a luta dos sindicatos.

 

Fonte: https://ctb.org.br/noticias/brasil/sindicato-dos-enfermeiros-do-para-fortalece-luta-da-ctb/

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code