Primeira Deputada Trans toma posse no Rio de Janeiro com compromisso de lutar pela educação e combater Racismo e LGBTQIA+Fobia

Danieli Christóvão Balbi, cria do engenho da Rainha, eleita com 65 mil votos é a primeira deputada transexual da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Empossada na última quarta-feira (1), a deputada negra é professora, roteirista e um reforço para a resistência das bancadas de trabalhadores, da educação e da cultura. Filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde a juventude, Dani Balbi se compromete a ser mais uma voz em defesa da democracia e da classe trabalhadora dentro da Alerj:

“A Alerj, que é a Casa do Povo, precisa ser democrática, com verdadeira participação popular, valorização dos movimentos sociais, dos universitários e com mais investimento em pesquisa para um maior desenvolvimento do Estado”, ressaltou.

Entre seus principais projetos de lei que serão apresentados estão o que estabelece reserva de vagas para trans e travestis em universidades e institutos estaduais, de acordo com a proporção dentro da população identificada pelo IBGE, o que aumenta de 2% para 3,5% o percentual de recurso da receita líquida do estado para a Faperj e o projeto que destina 2% da receita líquida do estado para cultura e economia criativa, com reserva de 50% das vagas em editais para projetos de mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+ de fora dos maiores centros do estado.

Presente na posse da deputada, representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a professora Lívia Miranda, comentou a importância da eleição de Dani Balbi:

“A eleição da Dani pra Alerj é fundamental para pautar nosso sistema de educação estadual, principalmente no que tange à remuneração dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. O estado do Rio de Janeiro é um dos que tem piores pisos de pagamento dos trabalhadores da educação. Ter uma professora na Alerj significa pautar educação com convicção e sabendo o que tá falando e colocar a educação na pauta política dessa casa. Por isso é fundamental uma deputada professora daqui na Alerj.” – disse Lívia.

Quem é Dani Balbi?

Danieli é filha de dona Vera Lucia, mãe solo, e técnica de enfermagem no Hospital do Fundão, e tem um irmão mais velho, Felipe, de 35 anos. Nasceu e foi criada no Engenho da Rainha, na Zona Norte do Rio, estudou Administração na Faetec e fez Letras na UFRJ.

Em 2016, foi protagonista de uma história que emocionou muita gente. Através de uma vaquinha feita por alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, ela conseguiu fazer a cirurgia de mudança de sexo.

Na época, escreveu: “É essa cirurgia que vai me possibilitar a felicidade plena, o encontro definitivo da minha essência com meu corpo. O resultado é a possibilidade de me reconhecer no espelho, sem sustos ou tristezas, vivendo uma vida completa e normal, como toda mulher saudável e realizada”.

*Por CTB-RJ com informações da Assessoria da Deputada Dani Balbi

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code