CTB-RJ em defesa do papel estratégico da NUCLEP para o desenvolvimento e soberania do Brasil

A Nuclep é uma empresa pública brasileira que atua em diversos setores com soluções tecnológicas para a indústria e serviços de alta qualidade que tem se capacitado para atender as demandas do mercado de Óleo e Gás. Fundada em 1975 para atender ao Programa Nuclear Brasileiro, com o nome Nuclebrás Equipamentos Pesados, a empresa visava fabricar e comercializar equipamentos pesados para reforçar a indústria de base brasileira e contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

Já em 1986, a NUCLEP era uma das maiores indústrias de equipamentos pesados do mundo e produziu os casos resistentes para os 4 submarinos convencionais da classe Tupi, de tecnologia alemã, que foram incorporados à frota da Marinha do Brasil. Esse fato incluio o Brasil no seleto grupo de construtores de submarinos, ao lado de Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, Alemanha e França.

Em 2005, a NUCLEP alcançou outro marco importante, iniciando o processo de produção de cascos para os submarinos Classe Riachuelo, de tecnologia francesa. Já em 2014, a empresa entregou o primeiro grande equipamento nuclear: o condensador da usina Angra 3.

Em 2019, a NUCLEP iniciou a confecção de parte do protótipo do reator nuclear em desenvolvimento pela Marinha do Brasil, base para o projeto do submarino nuclear brasileiro. A empresa tem avançado bastante no projeto nuclear brasileiro e é essencial para a soberania e o desenvolvimento econômico nacional.

“A CTB está empenhada no plano nacional numa grande mobilização de reconstrução do nosso país. É necessário o Brasil se reencontrar com seu destino, o país precisa voltar a gerar emprego, distribuir renda e se desenvolver. As principais amarras colocadas pelos governos entreguistas de Temer e Bolsonaro precisam ser definitivamente afastadas, anuladas, para que o país tenha condições plena de voltar a crescer de forma soberana. É nesse sentido que a NUCLEP está inserida. Sua planta industrial tem valor estratégico para o Brasil e sua direção precisa estar afinada com o comando do país e não jogando contra. Por isso a CTB apoia a iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e estará ao seu lado para materializar esse objetivo.” – defende o Presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias.

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code