Ministro Lupi quer mudar regras de pensão da Reforma da Previdência

Depois de se manifestar para mudar a idade mínima para aposentadoria e ser desautorizado pelo governo, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, mais uma vez mostra que tem a intenção de rever os absurdos da Reforma da Previdência. O alvo da vez são as novas regras para pensão por morte e aposentadoria por invalidez.

“Acho que a mudança na regra da pensão e da aposentadoria por invalidez é uma das mais graves da reforma. Quando a esposa perde o companheiro, os custos não diminuem, aumentam em até 30%. É grave porque a pessoa recebe 60% do que recebia o marido, há uma queda flagrante do poder aquisitivo da família. A redução no valor da aposentadoria por invalidez também é uma questão muito grave. Visitei todas as centrais sindicais e mudar isso é (uma posição) quase unânime entre elas.” – disse Lupi.

Desde a Reforma, as regras para pensão por morte e aposentadoria por invalidez impuseram a perda da integralidade por parte de seus beneficiários. Lupi, em entrevista para o Jornal O Globo, também defendeu o pagamento do 13º salário de forma permanente para idosos e deficientes da baixa renda, que recebem por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Presidente da CTB Rio de Janeiro, Paulo Sérgio Farias, comentou as declarações do Ministro:

“A fala do Ministro Lupi, apesar da gente concordar em tese com o que ele falou, parece ter sido uma iniciativa isolada e por isso a repercussão não tenha sido proporcional à sua manifestação. O fato é que a reforma de Bolsonaro só piorou para a classe trabalhadora e favorece apenas as elites do rentismo. Mas é preciso compreender que as palavras do Ministro fazem sentido e é parte integrante da disputa que o Movimento Sindical tem pautado.” – afirmou.

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code