Sintsama-RJ debate marco regulatório do saneamento e luta em defesa da Cedae

Na última sexta-feira, dia 3, o Sintsama-RJ promoveu um seminário de extrema qualidade, com muito conteúdo, tratando do saneamento no Rio de Janeiro e no Brasil. O encontro contou com a presença de diversas autoridades, dezenas de trabalhadores e de sindicatos do país.

O seminário destacou a importância de alterar o marco regulatório do saneamento de Bolsonaro (Lei 14026/2020), que impede o investimento público nas empresas estatuais de água e saneamento. Também ficou definida realização de uma caravana à Brasília para cobrar do governo federal essa mudança na lei. Além disso, ficou aprovada a realização de um encontro nacional com os trabalhadores do saneamento, através da CNTI. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Comerciários, no centro do Rio, e contou com a participação do presidente da entidade, Márcio Ayer.

Na parte da manhã, a mesa conduzida pelo presidente Humberto Lemos e o diretor executivo, João Xavier, foi composta pelas representações sindicais: SINTAEMA-SP (José Antônio Faggian), SINTAEMA-SC (Leonardo Lacerda da Silva), SAECMAC-PARANÁ (Pedro Luiz), O Presidente Nacional da CTB, Adílson Araújo,  FENATEMA (Chicão), STAECNON (Hélio Anomal), o Presidente da CTB-RJ (Paulo Sergio Farias). O debate tratou da organização dos trabalhadores em defesa do saneamento e da água públicas.

Na parte da tarde, continuaram os debates sobre o marco regulatório, a construção de uma política estadual de saneamento e como fazer o enfrentamento contra a abertura de capital da Cedae. Nesta mesa estiveram o ex-deputado estadual Waldeck Carneiro e os deputados Dani Balbi e Luiz Paulo Correa da Rocha, o Vereador de Belford Roxo, Igo Menezes, que também defenderam a importância da Cedae pública. A proposta é criar um fundo com recursos para o saneamento e a água.

Texto e Imagens: Marcos Pereira | Sintsama-RJ

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code