CTB RJ, FUP e sindicatos debatem a retomada do Setor Naval

A CTB Rio de Janeiro participou, no último dia 14 de março, na sede do Sindicato dos Engenheiros, de uma importante reunião para debater a retomada do setor naval. 

Além de Sindicatos filiados à central sindical classista, como o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, o Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói, o Sindmar, participaram a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), representantes do Conselho Regional dos Técnicos Industriais e o consultor Felipe Rizzo.

A reunião debateu a conjuntura nacional diante da posse de Luís Inácio Lula da Silva na presidência da república e as perspectivas que essa posse abrem para o desenvolvimento nacional e as pautas da classe trabalhadora.

Nesse contexto, a retomada do Setor Naval assume um papel estratégico. Recentemente o presidente Lula manifestou o interesse em voltar a construir navios e plataformas no Rio de Janeiro.  A CTB-RJ há tempos debate a importância da retomada do setor naval e defendeu a importância dessa ser uma pauta central para o movimento sindical de forma unificada.

De forma coletiva, os presentes aprovaram a reorganização do Fórum do Setor Naval, a ser lançado em encontro com participação de trabalhadores, setores patronais e poder público. Os participantes defenderam também mudanças na Petrobras, que desde 2016 abandonou as políticas que levaram ao desenvolvimento nacional e geraram milhões de empregos diretos e indiretos. 

CTB-RJ debateu tema com Governo do Estado

Para além da reunião de ontem (15), a CTB-RJ já fez outros movimentos para pautar a urgência da retomada do setor naval. A Central Classista já se reuniu com o Secretário Estadual de Energia e Economia do Mar e na ocasião apresentou a reivindicação de que o governo estadual se associe ao governo federal nesse esforço integrado para que o setor naval ganhe força novamente e retome a construção de navios no Estado do Rio de Janeiro.

A CTB-RJ também defendeu que seja introduzido um percentual de conteúdo local como elemento fundamental para fortalecer a indústria nacional e possibilitar uma maior geração de postos de trabalho para todo povo brasileiro.

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code