CTB Aprova Rede Nacional De Comunicação; Lançamento Será No 1º De Maio

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) deu o passo mais decisivo para criar sua própria rede nacional de Comunicação. Batizada provisoriamente de Rede CTB, a iniciativa foi aprovada por unanimidade no 4º Encontro Nacional de Comunicação da central, realizado de sexta-feira (24) a domingo (26), em Salvador (BA).

“Houve muita unidade nos debates”, diz Anderson Guahy, secretário de Comunicação e Imprensa da CTB. “É um projeto colaborativo que deixará nossa comunicação mais unificada, eficiente e mobilizadora. As CTBs estaduais e as entidades de base manifestaram um firme compromisso com essa iniciativa.”

A Rede CTB já tem data para sair do papel. O lançamento vai fazer parte da programação do 1º de Maio Unificado, convocado pelo Fórum das Centrais Sindicais para celebrar o Dia do Trabalhador. Conforme deliberação do Fórum, haverá manifestações em todos os estados, além do grande ato nacional no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Até a “estreia”, a Rede CTB deve funcionar em caráter experimental. A Carta de Salvador, lançada pelos sindicalistas e profissionais que participaram do Encontro da CTB, traz as diretrizes e o calendário de implantação do projeto.

“O objetivo da Rede CTB é integrar e qualificar o conjunto da comunicação cetebista, da direção nacional às estaduais, da central às bases, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Comunicação da CTB”, informa o documento. “Essa tarefa requer, antes de tudo, organizar e padronizar a nossa comunicação, a fim de potencializar a divulgação de nossos conteúdos de modo colaborativo, nas redes sociais, em sites parceiros e outros veículos.”

Leia abaixo a íntegra da Carta.

CARTA DE SALVADOR

ATIVAR A REDE CTB E FORTALECER A COMUNICAÇÃO

O 4º Encontro Nacional de Comunicação da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), realizado em Salvador (BA), de 24 a 26 de março de 2023, debateu e aprovou iniciativas para viabilizar a Rede CTB.

O objetivo da Rede CTB é integrar e qualificar o conjunto da comunicação cetebista, da direção nacional às estaduais, da central às bases, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Comunicação da CTB.

Essa tarefa requer, antes de tudo, organizar e padronizar a nossa comunicação, a fim de potencializar a divulgação de nossos conteúdos de modo colaborativo, nas redes sociais, em sites parceiros e outros veículos.

Sem ter a pretensão de substituir outras iniciativas do gênero, a Rede CTB é parte da estratégia de fortalecimento do sindicalismo classista em geral – e da CTB em particular –, seja na organização dos trabalhadores, seja na luta de ideias.

Com base nessas diretrizes, aprovamos o seguinte calendário de implantação da Rede CTB:

– As CTBs estaduais indicarão, até 31 de março, dois representantes locais para o Conselho Nacional da Rede CTB. Sugerimos que, além do secretário de Comunicação do estado, o segundo nome seja o de um jornalista ou profissional de Comunicação;

– Ao longo do mês de abril, haverá uma agenda em caráter experimental para mostrar na prática o funcionamento da Rede CTB;

– A primeira reunião de pauta da Rede CTB será em 4 de abril, às 15 horas, por videoconferência;

– A primeira Oficina técnica para a Rede CTB será realizada em 18 de abril, às 15 horas, também por videoconferência;

– Cada CTB estadual deve promover, entre abril e maio, uma reunião com dirigentes e profissionais da Comunicação, com a participação da Secretaria Nacional de Comunicação, para planejar a construção da Rede CTB no estado;

– O lançamento da Rede CTB será em 1º de Maio, com uma programação especial sobre o Dia do Trabalhador.

A marca de diálogo e parceria que marcou esse Encontro há de ser também a marca da Rede CTB. Contamos com o engajamento e a contribuição de todos e todas.

Salvador, 26 de março de 2023

Os delegados e as delegadas do 4º Encontro Nacional de Comunicação da CTB

 

*Matéria originalmente publicada em Portal Vermelho!

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code