Presidente do Sintect-RJ apresenta propostas para melhorar condições de trabalho ao Presidente dos Correios

Marcos Sant’Aguida, presidente do SINTECT-RJ, se reuniu na tarde de ontem em Brasília com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Participou ainda da agenda o deputado federal, Daniel Almeida (PCdoB-BA), que já foi coordenador da Frente Parlamentar Contra a Privatização dos Correios. Na reunião, Sant’Aguida apresentou o documento feito pela Fração Nacional de Trabalhadores dos Correios do PCdoB, com sugestões para melhorar a gestão da empresa e também trazer melhores condições de trabalho para os empregados dos Correios. Na ocasião, Sant’aguida também entregou sugestões importantes para mudança do estatuto do Postalis.

Sant’Aguida, que representou a Fração Nacional de Trabalhadores dos Correios Filiados ao PCdoB, apresentou sugestões que tinham como principal objetivo a implantação de medidas modernizantes e de fortalecimento dos Correios enquanto empresa pública rentável, socialmente responsável e fundamental ao Estado Brasileiro. Diante do  desmonte realizado pelo Governo Bolsonaro, que penalizou os Correios e seus trabalhadores para entregar a empresa para iniciativa privada.

O documento  apresenta dois tipos de propostas para implementação pelo presidente dos Correios: a primeira dela visa questões a primeira sugere ao presidente dos Correios medidas para o fortalecimento da empresa e sua sustentabilidade. E a segunda parte visa valorizar os trabalhadores da empresa.

Para fortalecer a empresa, o documento aponta que os Correios seja o operador logístico do Governo.Transportando as demandas governamentais, dispensando os agentes privados que atuam nesse ramo. Fortalecer o papel das agências dos Correios recuperando seu papel de correspondente bancário e se tornar apto a expedir documentos e licenças, baseada na experiência na emissão de CPF e passaportes. Outra medida importante é a implantação no marketplace para disputar esse concorrido mercado. Por último, o documento exige o imediato arquivamento do PL 591 de privatização dos Correios, mesmo que parado, ainda habitam os corredores do Congresso Nacional.

Já no sentido de valorizar os trabalhadores dos Correios, o documento aponta questões centrais  para a garantia do reajuste salarial com a mesma lógica do aumento do salário mínimo. Além de apontar a questão salarial, o documento aponta para o mais sensível problema da categoria atualmente que é o Postal Saúde. Os filiados do PCdoB entendem que esse é um dos maiores ataques sofridos pelos trabalhadores e pedem a alteração sugerida pela categoria nos valores de compartilhamento e reduzir as mensalidades de forma que o custo do trabalhador seja minimizado, dando oportunidade aos milhares de ecetistas que tiveram que abandonar o plano de saúde.

O Documento também aborda a questão do Postalis, outra situação nodal para os trabalhadores. Destacado pela situação causada pela Lei Complementar 109, em que os casos deficitários serão equacionados também pelos participantes e assistidos. O que leva aos participantes, em destaque do plano BD, a terem o disco de não ver honrado o complemento de sua aposentadoria.

Para complicar o Postalis ainda tem situações alarmantes como as alterações no seu  estatuto feitas à revelia dos participantes, principais prejudicados pelas mudanças.  O documento sugere alterações no seu estatuto e no regimento eleitoral. Além de também pedir a retomada dos escritórios regionais . Sobre o Postalis o documento finaliza apontando que  o governo federal deve ficar vigilante no supervisionamento do fundo de pensão, principalmente no que se refere aos recursos da entidade, bem como a garantia dos direitos dos participantes e assistidos.

*Originalmente publicado por Sintect-RJ!

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code