Dirigente da CTB Rio de Janeiro é eleita Coordenadora da CISTT

A CTB Rio de Janeiro teve mais uma grande conquista que reconhece sua atuação na defesa da classe trabalhadora fluminense. No Abril Verde, mês em que se reforça a luta em defesa da saúde e segurança no trabalho, a nossa Secretária de Saúde do Trabalhador e Segurança no Trabalho, Danielle Moretti, foi eleita como coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).

A CISTT foi instituída na década de 1990 através da Lei Orgânica da Saúde 8.080. Sua instalação é obrigatória mas fazia 2 anos que a comissão não atuava no Rio de Janeiro. Entre suas funções, cabe à CISTT a articulação de políticas e programas de interesse para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, uma tarefa importantíssima que será coordenada agora por uma dirigente cetebista.

“A CTB prima pela luta pela saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras e será isso que vamos fazer na CISTT. Vamos cumprir o papel do controle social  e retomar a discussão sobre os temas de saúde dos trabalhadores. Teremos uma CIST aberta e participativa, dialogando com a sindicatos, centrais sindicais, associações de moradores. Uma comissão plural e que dialoga com todo tipo de representação” – afirmou Daniele Moretti.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab) do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que nos últimos 10 anos mais de 25 mil trabalhadores faleceram em virtude de acidentes de trabalho no Brasil. No período foram emitidas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT). Os números reforçam a importância da atuação da comissão que, agora, terá uma representante classista à sua frente.

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code