Nota Oficial Sobre a Situação dos Hospitais e Institutos Federais no Rio de Janeiro

Aconteceu, essa semana, a posse dos novos diretores dos hospitais federias e dos recursos humanos do Ministério da Saúde. A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro saúda os empossados, reafirma seu compromisso com a defesa do SUS e valorização dos profissionais da saúde.

Exatamente por conta desse compromisso público que, com os novos diretores recém-empossados, nos manifestamos publicamente por urgentes medidas saneadoras na Rede Federal, aqui no Rio de Janeiro.

Composta por 6 hospitais e 3 institutos, a Rede Federal pode muito mais do que vem fazendo para a saúde pública do povo fluminense. Hoje, todos os hospitais e institutos da rede possuem leitos paralisados e problemas estruturais e de pessoal que precisam ser sanados.

Há problemas que vão desde a falta de materiais e infraestrutura básica para realização dos atendimentos até a ausência de médicos das mais variadas especialidades, cuja reposição não é atendida pelos contratos feitos pelo Ministério da Saúde. A última contratação de médicos especialistas foi realizada pelo Governo Lula, em 2009. São mais de 10 anos sem reposição, esse quadro precisa mudar.

Para recuperar todo potencial da Rede Federal no Rio de Janeiro, a Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras exige, de forma imediata:

1) Recomposição dos Leitos, pelo fim dos leitos paralisados e funcionamento dos hospitais e institutos no pleno de suas capacidades.

2) Reestruturação de Pessoal, com realização de Concurso Público

3) Garantia de infraestrutura material para realização dos trabalhos

Em defesa do SUS e da Rede de Hospitais e Institutos Federais do Rio de Janeiro.

 

Rio de Janeiro, 15 de abril de 2022

Paulo Sérgio Farias

Presidente da CTB Rio de Janeiro

Maria Celina de Oliveira

Secretária de Seguridade Social, Aposentados e Pensionistasda CTB Rio de Janeiro

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code