Nota de Repúdio ao Deputado Alan Lopes e seus Ataques à Democracia e à Educação

A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro manifesta seu repúdio ao Deputado Alan Lopes e seus ataques à democracia e ao Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e de apoio ao nosso companheiro, dirigente da CTB, José Carlos Madureira, alvo dos ataques do referido deputado.

Consideramos dos maiores absurdos que o deputado, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, ao invés de construir pontes para debater com as organizações que defendem a educação e que reúnem representações de professores e estudantes, busque o caminho inverso, o de ataca-las e afastá-las da Comissão na qual deviam encontrar abrigo.

As denúncias feitas contra o Professor Madureira não encontram materialidade e apenas mostram a dificuldade que o parlamentar tem em lidar com aquilo que devia basear sua atuação: a democracia e a livre circulação de ideias.

Críticas como o uso do espaço escolar para cerimonia de posse da colegiada do fórum ou a manifestação dos professores contra o novo ensino médio são diretos democráticos da categoria que não se calará ante o arbítrio do Deputado.

O Deputado, que democraticamente pode comparecer ao evento, precisa aprender sobre democracia e representação para exercer seu mandato. O que quebra a hierarquia do funcionalismo público, Deputado Alan Lopes, é o uso do mandato para perseguir e patrulhar quem pensa diferente do senhor.

Não satisfeito, na audiência pública conjunta, realizada na Alerj, no dia 17 de abril de 2023, o senhor desrespeitou a sociedade civil e todas as instituições que participaram do legítimo e legal 3° COED que elaborou a minuta do plano estadual de educação.

A CTB-RJ apoia o imediato desarquivamento do projeto de lei n° 5944/2022 que versa sobre o Plano Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

A CTB-RJ se coloca ao lado dos denunciados, em defesa da democracia nas escolas e para enfrentar todo arbítrio de quem tenta usar de um mandato parlamentar para silenciar as lutas do povo.

Todo apoio ao Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Todo Repúdio ao Deputado Alan Lopes cujo mandato não representa a educação e os anseios da classe trabalhadora!

Rio de Janeiro, 17 de Abril de 2023

Precisa de ajuda?