Dia do Trabalhador e da Trabalhadora é Celebrado no Parque Madureira com Ato Político, Serviços e Shows

A unidade das Centrais Sindicais, que seguem juntas lutando pela reconstrução do Brasil e pela recuperação dos direitos perdidos pela classe trabalhadora nos últimos anos, e uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro permitiram que o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora esse ano fosse realizado com muita festa no coração da Zona Norte, o Parque Madureira.

Desde cedo, as centrais sindicais e equipes da prefeitura se espalhavam pelo parque. Enquanto o poder público levava serviços diversos à população, as Centrais atuavam no corpo a corpo com a classe trabalhadora, debatendo suas pautas e cumprindo seu papel político. Durante as atividades da manhã, a Deputada Estadual Martha Rocha e o Ministro da Previdência Social Carlos Lupi, ambos do PDT, visitaram o festival e foram à barraca da CTB conversar com as lideranças do sindicalismo classista.

No meio da tarde, as atividades mais políticas do “Festival do Trabalhador” tiveram início com homenagens a representantes de diversas categorias. A CTB teve alguns trabalhadores homenageados, com destaque para José Carlos Madureira, diretor de políticas sociais da CTB-RJ e diretor de escola da rede estadual. O Cetebista é alvo de perseguição política promovida pelo Deputado Estadual Bolsonarista Allan Santos, que preside a comissão de educação e fez uma fala contundente durante a premiação:

“Estou diretor de uma escola pública que sofreu uma violência por parte de uma autoridade que não entende nada de educação. As escolas foram ameaçadas no último dia 20 de abril, dizendo que haveria invasões, violência, mas a gente tá aqui ara denunciar o seguinte: nenhum tipo de violência, nem a física, nem a psicológica, nem a oral, nenhum tipo de violência será tolerada. A Escola precisa ser protegida porque é na escola que a gente contrói a cultura da paz, os valores da democracia, os valores em defesa dos direitos da diversidade. É na escola que construímos os cidadãos e cidadãs desse país. E é por isso que aqueles que gostam da violência, que não querem respeitar os direitos querem atacar a escola e a educação.” – afirmou o celetista.

Após as homenagens, aconteceu as falas das Centrais Sindicais. O Presidente da CTB, Paulo Sérgio Farias, representou a central e fez uma fala potente, onde homenageou os trabalhadores, resgatou o legado histórico do 1º de Maio, homenageou as mulheres, criticou a prefeitura pelo impedimento de dividir a fala no ato com a vice-presidenta Kátia Branco e defendeu a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro pelos crimes cometidos durante a pandemia: 

“Hoje é dia de falar de nós. Aqueles e aquelas que na pandemia enfrentaram a covid e foram para a linha de frente. Os auxiliares e técnicos de enfermagem, dos rodoviários, todas as profissões que perderam muita gente. E que aquele genocida do Bolsonaro, falou que não era coveiro, que era uma simples gripezinha. Bolsonaro na cadeia! Não vai ter anistia!” – afirmou.

Paulo Sérgio também reivindicou o Governo Lula, valorizando a unida de das centrais sindicais nesse processo de reconstrução do país e da democracia, e não poupou críticas ao governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro:

“Claudio Castro privatizou a CEDAE, botou a conta d’água nas alturas e fez a maior farra pra ganhar a eleição com o dinheiro do povo. Claudio Castro e Bolsonaro são farinha do mesmo saco. Esse Claudio Castro está há quatro anos congelando  o piso salarial do povo do Rio de Janeiro, mais de dois milhões e meio de trabalhadores e trabalhadoras dependem desse piso.” – criticou.

O Presidente da CTB elogiou o trabalho da Deputada Estadual Dani Balbi, do PCdoB, pela luta em defesa do Piso Regional e encerrou sua fala fazendo uma grande defesa da democracia e do socialismo. 

O encerramento do Festival do Trabalhador coube ao sambista Diogo Nogueira, que fez um show que lotou o parque e encerrou a grande festa da classe trabalhadora.

Outras atividades do Dia da Classe Trabalhadora

Não foi só em Madureira que os trabalhadores e trabalhadoras . Em Nova Iguaçu, cerca de duas mil pessoas aproveitaram o dia de folga para colocar a saúde em dia, cuidar da beleza, praticar atividades físicas e retirar documentos de identidade e carteira de trabalho, entre outros serviços que foram oferecidos. O evento aconteceu durante todo dia, na Via Light e foi encerrado com atrações gospel, com as bandas LC 21 e Kainon e as cantoras Beatriz e Bruna Karla, última atração da noite.

Em Macaé, a semana do trabalhador terá uma série de atividades com destaque para o dia 6 de maio, onde uma grande mobilizção de serviços ee preparada pela Prefieutra. Em São João de Meriti, os trabalhadores foram homenageados com uma roda de samba do grupo Arruda, que completa 18 anos de carreira. 

Foto: Marcos Pereira | SEC-RJ

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code