Melquizedeque é o novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro

Com 99,5% dos votos, a Chapa 1 – Garra Metalúrgica venceu nesta quinta-feira (11) a eleição para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio). O novo presidente será Melquizedeque Cordeiro, atual secretário jurídico da entidade. O mandato será de quatro anos (2023-2027).

A eleição, realizada de 9 a 11 de maio, foi presencial. Os sócios do Sindicato puderam votar na sede do Sindicato, nas subsedes ou nas empresas. De um total de 1.053 eleitores, 1.048 escolheram a Chapa 1.

A direção eleita é composta por sindicalistas da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), além de lideranças independentes. Na presidência, Melquizedeque, da CTB, vai substituir Jesus Cardoso, que estava à frente do Sindicato desde 2015.

“Quero agradecer a confiança dos trabalhadores da nossa base metalúrgica, que deram a mim a responsabilidade de conduzir esse importante sindicato, com mais de cem anos de lutas”, afirmou Melquizedeque. “Precisamos do apoio de toda a nossa base. O momento é de unidade dos trabalhadores.”

Sindicato metalúrgico mais antigo do Brasil, o Sindimetal-Rio foi fundado em 1º de maio de 1917 e se chamava União Geral dos Metalúrgicos. Em 1932, foi reorganizado como entidade sindical. Sua base abrange cerca de 20 mil trabalhadores, em sete cidades – com destaque para o Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Itaguaí.

Foto: Sindimetal-Rio
Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code