CTB-RJ Prepara pacote de ações internas e externas para combater LGBTQIA+fobia

Em Junho, o movimento LGBTQIA+ comemora o mês do Orgulho. O mês remete à rebelião de Stonewall que ocorreu em Nova York no final de junho de 1969, o que foi um grande impulso para os movimentos civis e a libertação LGBT+. A rebelião de Stonewall ocorreu em Nova York no final de junho de 1969, e foi um grande impulso para os movimentos civis e a libertação LGBT+.

Esse ano, a CTB Rio de Janeiro preparou uma série de ações para, seguindo na linha do documento já divulgado no dia 17 de Maio (clique aqui para ler), tornar o movimento sindical mais acolhedor para a população LGBTQIA+. Além de incluir em nossas pautas as demandas do movimento e colocar clausulas específicas em nossas reivindicações e convenções coletivas, precisamos trabalhar nossa própria formação, de forma a trazer esse segmento, que sofre com precárias condições de trabalho, dificuldades de acessos a direitos, problemas históricos com relação à previdência e, no caso mais específico da população travesti e transexual, fora do mercado formal de trabalho, para dentro dos sindicatos.

A CTB-RJ compreende que garantir emprego digno, direitos, combater os assédios sexuais e morais, e pautar a inclusão em todos os espaços faz parte das bandeiras do sindicalismo classista. Combater a LGBTQIA+fobia em todos os espaço é tarefa de todos e para simbolizar essa compreensão, esse mês, iremos adotar uma logo específica para reforçar o compromisso da central com a luta pelo respeito e emancipação da comunidade LGBTQIA+. A primeira central sindical a adotar as mulheres em seu nome será também a primeira a trazer as cores da diversidade em sua bandeira.

Iremos somar forças às manifestações e debates, bem como promover ações para conscientizar e formar nossas bases e nossas lideranças. Promoveremos debates e, internamente, iremos fazer um censo sobre práticas e condutas de respeito aos LGBTQIA+ em nossas entidades e núcleos. Esse censo servirá de base para nosso programa de formação para melhorar o acolhimento e tornar o movimento sindical um lugar onde todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras, independente de orientação sexual, sinta-se em casa e à vontade para participar e fortalecer se sindicato!

Ao longo das próximas semanas, algumas pautas específicas irão fomentar a reflexão. Convidamos todas, todos e todes a refletir junto conosco. Leiam, compartilhem, curtam, comentem! É através do debate franco e da mente aberta ao aprendizado que iremos ser uma central sindical cada vez melhor!

Viva os trabalhadores e as trabalhadoras LGBTQIA+! Viva a Diversidade! 

CTB, o combate a LGBTQIA+fobia é pra valer!

Rio de Janeiro, 01 de Junho de 2023

Paulo Sérgio Farias

Presidente

Ana Paula Brito

Secretária de Comunicação e Imprensa

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code