2º Encontro de Comunicação da CTB Rio de Janeiro debate organização de Rede de Comunicadores e Desafios da Comunicação Sindical

O Segundo Encontro de Comunicação da CTB Rio de Janeiro aconteceu na última sexta-feira (21) no auditório do Sindicato dos Comerciários. O evento reuniu lideranças sindicais, profissionais da comunicação sindical e especialistas para debater os desafios da comunicação das entidades de classe em tempos de fake news, crescimentos de redes e de mundo cada vez mais conectado.

A abertura do evento contou com uma mesa composta pelo Presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias, pelo presidente do Sintect-RJ, Marcos Sant’Aguida, pela Vice-Presidenta da CTB-RJ, Katia Branco e mediada pela Diretora de Comunicação da CTB-RJ, Ana Paula Brito. 

Durante a mesa, o Presidente da CTB-RJ ressaltou a importância das entidades darem eco às lutas de entidades irmãs, citando como exemplo a medida do governo Lula de retirar os Correios da lista de privatizações e a Lei da Igualdade de Salário que, na visão do dirigente, poderiam ser melhor divulgados pelas entidades da base da CTB.

Logo após a abertura, a profissional do Sindicato dos Comerciários Thaís Farias e a Coordenadora de Comunicação da Mandata Dani Balbi (Deputada Estadual pelo PCdoB-RJ) conversaram com os participantes sobre algoritmos, linguagens e a importância das entidades falarem os assuntos que a sociedade fala e que os trabalhadores e as trabalhadoras querem debater.

Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, e Cláudia Santiago, do Núcleo Piratininga de Comunicação, fizeram a primeira mesa da tarde e também falaram da importância do Sindicato diálogo com o trabalhador, furando a bolha e ajudando a organizar e mobilizar a classe trabalhadora.

Por fim, Anderson Guahy, Secretário Nacional de Comunicação da CTB, Marcos Pereira, jornalista do Sindicato dos Comerciários e Ana Paula Brito, diretora de Comunicação da CTB-RJ conversaram com os presentes sobre a organização da Rede CTB-RJ e o papel dos sindicatos na comunicação classista. O Presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias avaliou como positivo o encontro: 

“Foi um grande encontro! Um momento importantíssimo onde reunimos um grupo de pessoas para debater as comunicações nesse momento que vivemos no Brasil. É necessário que os dirigentes dos sindicatos e das centrais sindicais, da CTB em especial, compreender a necessidade de investir na comunicação como fator determinante nesse momento de disputa de rumos da nossa sociedade no país.”

A Diretora de Comunicação da CTB-RJ, Ana Paula Brito, comentou a agenda e que esse foi apenas o primeiro de muitos eventos:

“Esse é o primeiro de vários eventos voltados para a comunicação que a gente construiu. Vamos construir e consolidar nossa rede, debater o editorial com os sindicatos e ampliar o alcance das nossas notícias para que a voz dos sindicatos possa ir até onde ela necessita chegar.”

Na próxima sexta-feira, no Youtube e Instagram da CTB Rio de Janeiro, trechos das falas dos participantes serão divulgados. Fique atento e compartilhe para que nossa voz possa chegar cada vez mais longe.

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?