Combater o Racismo Pra Valer!

Novembro é o mês da consciência negra, mês em que o Brasil celebra a consciência negra, refletindo a importância da contribuição de negros e negras na formação da sociedade brasileira e combatendo o racismo estrutural que ainda causa muitos danos para afrodescendentes em nosso país. 

Ainda hoje, negros, e principalmente negras, recebem os menores salários e tem menos acesso a serviços básicos como saúde, educação e saneamento. O povo negro sofre com violência, preconceitos e sofre um processo de genocídio e encarceramento em nosso país. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, até 2022, 68,2% das pessoas encarceradas eram negras, são mais de 444 mil pessoas negras privadas da liberdade. Para piorar, 41,5% dos presos no Brasil ainda aguardam julgamento, ou seja muitos desses negros estão presos sem uma condenação.

Se os homens negros sofrem com encarceramento, a mulher negra é a maior vítima da violência em nosso país. Cerca de 45% das mulheres negras afirmam que já sofreram alguma violência ou agressão ao longo da vida, número que cai para 36,9% entre brancas. A proporção de negras que tiveram negado o acesso negado a recursos básicos —como assistência médica, comida ou dinheiro por algum companheiro ou ex-companheiro— é de 10,9%, também maior do que entre mulheres brancas (7,1%).

Um país verdadeiramente democrático não pode aceitar essa realidade! A CTB-RJ se une ao povo negro nessa luta! Basta de Encarceramento, Violência e do genocídio da nossa juventude! Queremos mais direitos, mais respeito e igualdade!

NEGROS E NEGRAS NO RIO DE JANEIRO, DESIGUALDADE QUE MATA!

Segundo o IBGE, negros e negras compõem 52,78% da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), porém os indicadores sociais medidos pelo instituto deixam claro que essa é a metade que mais sofre com a desigualdade que só tem aumentado em nosso estado.

As pessoas negras são 78,6% das pessoas em situação de rua e 72,2% das pessoas que moram em situação de risco na RMRJ. A diferença na média salarial entre negros e brancos é de R$ 1.622,00 na RMRJ, chegando ao absurdo de R$ 2.241,00 na capital! 

Os negros e negra são os que mais morrem em nosso estado. Dos vitimados no transporte público na RMRJ, 66,3% são negros; 79% das vítimas de operações do estado, como operações policiais, são pessoas negras. Uma pessoa negra vive, em média, 9 anos a menos que uma pessoa branca na RMRJ. A juventude negro sofre um verdadeiro genocídio nas favelas e periferias do nosso Estado.

Para piorar esse cenário, apesar de decisão do STJ em contrário, o encarceramento pelo uso do falho reconhecimento fotográfico como prova única continua a acontecer no nosso estado. Pessoas pretas ficam em média 1 ano na cadeia sendo inocentes, encarceradas sem provas, com base apenas em imagens de redes sociais. 

A CTB-RJ compreende que é urgente mudar esse panorama, por isso estamos junto com os movimentos sociais e populares, lutando por paz nas favelas e periferias, pelo fim do reconhecimento fotográfico como prova única, por mais atenção à saúde da mulher negra, pela igualdade salarial, pela vida e por respeito! 

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code