CTB-RJ Participa de Ato em Defesa da Democracia na Cinelândia

No dia em que se completou 1 ano da tentativa fracassada de golpe da extrema direita, militantes de centrais sindicais – como a CTB Rio de Janeiro -, movimentos sociais e partidos políticos se reuniram, no fim dessa tarde de 8 de janeiro, para fazer um importante ato em defesa da democracia.

A CTB Rio de Janeiro mobilizou suas bases e compareceu ao ato, reafirmando seu compromisso com o Brasil, com a Democracia e a defesa da punição de todos os envolvidos na tentativa de golpe, desde os atores das cenas de vandalismo do 8 de Janeiro do ano passado, até seus apoiadores financeiros e mentores intelectuais.

Compromissados com a luta democrática, os manifestantes ocuparam a. Praça da Cinelândia com bandeiras e cartazes exigindo Democracia e Nenhuma anistia aos golpistas.

Falando ao Portal CTB-RJ, o Presidente da CTB Rio de Janeiro, Paulo Sérgio Farias, comento sua avaliação sobre o ato:

“O Brasil registrou nesse dia, 8 de janeiro de 2024 um dos atos marcantes recentes da nossa história que sem dúvida vai pra além do simbolismo. Primeiro registrar o ato oficial, comandado pelo chefe da nação, o presidente Lula. Durante os discursos oficiais, ficou evidente que a extrema direita não terá chances de emplacar seus objetivos no país. Mais do que nos anos anteriores, as forças democráticas do país parecem ter se vacinado contra esses golpistas mas sem  se desguarnecer e abrir flancos para novas tentativas. Por isso registro esse ato como um dos fatos marcantes dessa data. Outro registro importantes foram os inúmeros acontecimentos no país, quando em diversas cidades aconteceram atos vigorosos convocados pelas forças políticas democráticas. fica claro que a palavra de ordem, da defesa da democracia não é uma retórica. Ela tem sim o simbolismo claro, definido, que é esse de definir as regras do jogo político, da construção das maiorias, da ocupação do poder por quem vence as eleições e deve governar sob o manto da Constituição. A democracia também falada nesse 8 de janeiro tem que ir para além do poder instalado sob as regras do jogo eleitoral, ela deve ser instrumento de dotar o país de condições dignas de moradia,  de acesso a saúde, educação, saneamento básico, empregos e direitos trabalhistas e previdenciários. Por último, não deve ser concedida anistia aos golpistas. Defendemos que as investigações sejam feitas de forma célere e que principalmente  os financiadores, os mentores sejam punidos rigorosamente. Sem anistia para golpistas”.

 

Foto: Agência Brasil

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code