CTB-RJ Repudia punição ao Professor JC Madureira, Servidor da SEEDUC e exige arquivamento do processo.

A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro manifesta, através da presente nota oficial, seu total repúdio à indicação de suspender por 30 dias o servidor José Carlos Madureira, publicada no D.O do Estado no dia 15 de janeiro de 2024.

Nos surpreende negativamente ver que a SEEDUC embarca nesse jogo de críticas vazias e sem fundamentação. A suspensão do Professor JC Madureira, Diretor Geral do CE Infante Dom Henrique, localizado em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tem motivações políticas e ideológicas. 

A origem da denuncia que gerou a punição está relacionada com a atividade de posse da nova colegiada do FEE-RJ, realizada nas dependências do CE Infante Dom Henrique, em março de 2023. 

O deputado, o corregedor e dois membros da comissão de sindicância questionaram as falas durante a posse e qual teria sido a conduta do Professor JC Madureira. Estes personagens mostraram total desconhecimento do sistema educacional do Estado do Rio de Janeiro e das instituições que fazem parte. Demonstraram completo distanciamento e desconhecimento da agenda educacional do país. Além da posse da colegiada, estava em pauta a discussão sobre o “Novo Ensino Médio”, debate esse que foi convocado oficialmente pelo Presidente da Republica, Sr Luis Inacio Lula da Silva. 

Eles desconheciam que o MEC estava conduzindo este debate e publicou agenda nacional para que todas as instituições educacionais organizassem o debate de forma plural e democrática. Tanto foi, que o próprio Deputado foi convidado, esteve presente, falou em nome da comissão de educação, não se colocou contra a atividade e dias depois, covardemente, fez a denúncia. O que irritou o deputado? Todos, em suas falas, defendiam que o Presidente Lula revogasse o Novo Ensino Médio. O deputado, o corregedor e os dois membros da sindicância, afirmaram que isso representava uma tentativa de angariar simpatias ao Presidente Lula.

Dirigente da CTB e nosso representante no FEE-RJ o Professor José Carlos Madureira não é o único que sofre perseguição desta natureza. O presidente da comissão de educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o deputado bolsonarista Alan Lopes, e seus aliados estão promovendo uma verdadeira cruzada contra professores ou diretores que não rezam sua cartilha machista, homofóbica, racista, misógina e excludente. Eles têm objetivo claro. Querem afastar professores(as) da sala de aula, derrubar diretores(as) que não rezam sua cartilha, para colocar seus afilhados(as). Não satisfeito, apresentou um projeto de eleição para direção das escolas, totalmente antidemocrático. Enquanto isso o Estado do Rio de Janeiro continua sem Plano Estadual de Educação, pois ele defendeu o arquivamento do projeto que tramitava na ALERJ simplesmente por não concordar com seu conteúdo. Aliás o excelentíssimo senhor deputado não se manifesta sobre nenhuma pauta educacional. Ele gosta de “lacrar” nas redes produzindo fake News e fugir dos grandes temas.   

O referido deputado e seus aliados utilizam as ferramentas institucionais para promover perseguições. O Corregedor, aliado do Deputado, que defendeu a punição, desconsiderou os elementos objetivos apresentados e se sustenta exclusivamente em subjetividades para aplicar a suspensão. Este acontecimento revela unicamente uma conduta totalmente antidemocrática, arbitraria e autoritária por parte desses senhores. Para que não se cometa mais uma injustiça, solicitamos a Secretária de Educação Roberta Barreto interromper estas ações de caráter autoritário que maculam sua gestão e a educação de nosso Estado e que se anule esse processo  contra o professor Madureira.

Nós, da CTB-RJ, estaremos ao lado do Professor JC Madureira e de todos os profissionais da educação, vítimas das ações medievais deste nefasto deputado e sua turma. Faremos tudo que for possível para reverter essa decisão que viola os princípios democráticos e legais .

Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2024

Paulo Sérgio Farias

Presidente da CTB-RJ

Raimunda Leone

Secretária-Geral da CTB-RJ

Ana Paula Brito

Secretária de Comunicação e Imprensa da CTB-RJ

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code