Ana Paula Brito: Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Unidos Podem Mudar a Sociedade

Os trabalhadores e trabalhadoras do comércio são o pilar invisível que sustenta o ritmo frenético das grandes cidades. Somos nós que garantimos que as prateleiras estejam sempre abastecidas, que o atendimento ao público seja eficiente e que os produtos cheguem até o consumidor. Mesmo sendo parte fundamental para o bom funcionamento da economia e da sociedade, nosso valor é muitas vezes desconsiderado, e a precarização do nosso trabalho se tornou uma realidade que não podemos mais aceitar.

A rotina de quem atua no comércio é árdua: seis dias de trabalho para apenas um de descanso. Essa jornada é desumana e prejudicial, tanto à nossa saúde quanto à qualidade de vida. Não podemos aceitar que o cansaço extremo, o estresse e a ausência de convivência familiar se tornem parte do “normal” das nossas vidas. Defendemos uma redução da carga de trabalho: menos dias, menos horas, sem que isso resulte em perda salarial ou de benefícios. Afinal, nosso suor e dedicação já são mais que suficientes para justificar a dignidade de uma jornada justa.

O feriado do dia 21 de outubro no Rio de Janeiro, uma conquista fruto da luta histórica do nosso Sindicato, é uma pequena amostra do que a organização sindical pode conquistar para nossa categoria. Essa vitória, como tantas outras ao longo das últimas décadas, só foi possível graças ao esforço coletivo dos trabalhadores e trabalhadoras, que financiam e sustentam nossa luta por meio de contribuições aprovadas democraticamente em assembleia.

A história do movimento sindical no comércio é a história da luta em defesa da creche para as mães trabalhadoras, de direito a intervalos justos, a regulamentação de escalas de trabalho, reajustes salariais e a proteção contra demissões arbitrárias e assedio de todos os tipos. Juntos podemos conquistar isso e muito mais. Nossa categoria, a maior do país, tem o poder de transformar a realidade se estivermos unificados e não cairmos no discurso divisionista da mídia e do patronato. Organizados, somos capazes de mudar toda a sociedade, lutar por uma economia mais justa, por mais direitos e pelo respeito que merecemos.

Nosso Sindicato é feito por e para os trabalhadores e trabalhadoras. Somos nós que construímos cada avanço e somos nós que garantimos, através da nossa organização, que esses direitos sejam mantidos e ampliados. Cada contribuição, cada assembleia, cada mobilização faz parte de um esforço coletivo que tem um único objetivo: melhorar nossas condições de trabalho e vida.

A luta sindical é permanente. E só a união e a participação de cada um e cada uma é capaz de garantir que nossas vozes sejam ouvidas. Porque, juntos, somos fortes. Unidos, somos invencíveis. Vamos continuar a luta por uma jornada mais digna, por melhores condições de trabalho e por uma sociedade que reconheça o verdadeiro valor dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio.

 

*Ana Paula Brito – Vice Presidenta do Sindicato dos Comerciários e Secretária de imprensa da CTB-RJ

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Escanear o código