- 15 de julho de 2024
- Publicado por: José Medeiros
- Categorias: Notícias CTB Nacional, Notícias CTB-RJ
A 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Rio de Janeiro, promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-RJ) e pela Secretaria de Estado de Saúde teve participação ativa dos profissionais da área da saúde, usuários e gestores. O evento, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de julho, reuniu gestores, trabalhadores, estudantes, sindicalistas e representantes da sociedade civil e debateu estratégias e diretrizes relacionadas à gestão do trabalho e à formação em saúde.
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” a conferência reuniu mais de 500 pessoas na UERJ.
A 2ª CEGTES-RJ, conferência que não acontece desde 2006, foi o culminar de um exaustivo trabalho em etapas, começando pelas conferências municipais e regionais do Rio de Janeiro.
Figuras de notório saber, parlamentares, representantes da Secretaria de Estado de Saúde, representantes do Ministério da Saúde marcaram presença na cerimônia de abertura, destacando a relevância do encontro para a saúde pública fluminense. Estiveram à mesa Fernando Zasso Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde, a presidente da Comissão de Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, Deputada Estadual Martha Rocha, a reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Gulnar Azevedo e Silva, a representante do Ministério da Saúde, Isabela Pinto, secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do MS, a secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello, Daniele Moretti, presidente do CES/RJ, o coordenador da 2ª CEGTES-RJ, André Ferraz e Rafaela Albergaria representante da deputada estadual Dani Balbi.
Os participantes da mesa de abertura foram enfáticos ao defenderem um SUS equânime, gratuito e para todos. Daniele Moretti, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, destacou o empenho dos municípios e as dificuldades enfrentadas para realizar suas conferências. Daniele lembrou que todas as nove Regiões de Saúde conseguiram realizar suas conferências regionais.
“Essa realização foi algo muito caro, já que a gente sabe que este tema difícil [da CEGTES] não é muito trabalhado dentro dos municípios. E os usuários do sistema querem um SUS da maneira que ele deve ser, pleno, equânime, universal”, disse Daniele.
A presidente prosseguiu afirmando o insistente trabalho do CES/RJ, cujos conselheiros se debruçaram sobre a organização da 2ª CEGTES-RJ, tiveram como luta a implementação, dentro do Plano Estadual de Saúde, da retomada dos concursos públicos, compromisso assumido também pela secretária Cláudia Mello.
Ao Portal CTB-RJ, Dani Moretti avaliou a Conferência como um todo:
“Essa Conferência foi uma conferência que não primou apenas pelos profissionais da saúde, mas também pelos trabalhadores da saúde, principalmente os invisibilizados que nós da CTB sempre valorizamos. Uma conferência onde conseguimos aprovar a defesa do concurso público, a não privatização da rede e o Plano de Cargos de Carreira das categorias e agora, como controle social, temos a tarefa de fiscalizar a implementação no estado e nos municípios fluminenses.” – afirmou Dani Moretti, Secretária de Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho da CTB-RJ e Presidenta do CES-RJ.
*Contém informações de CES-RJ.
*Fotos de Daniel Spirin (CES-RJ)