- 20 de dezembro de 2024
- Publicado por: José Medeiros
- Categorias: Notícias CTB Nacional, Notícias CTB-RJ
A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro (CTB-RJ) fechou 2024 em grande estilo! Na tarde da última quinta-feira (20), centenas de lideranças sindicais de todo o estado reuniram-se na sede do Sindsprev-RJ, entidade filiada, para celebrar um ano vitorioso, repleto de conquistas, e os 17 anos de lutas e conquistas da CTB.
A tarde dos cetebistas começou com o ato político que contou com a presença da deputada estadual Dani Balbi PCdoB-RJ), presidenta da Comissão de Trabalho, Seguridade Social e Legislação Social da Alerj que, entregou à CTB-RJ à CTB-RJ uma Moção de Aplauso pelos 17 anos de lutas da CTB-RJ. Um reconhecimento institucional da comissão aos relevantes serviços prestados na defesa da classe trabalhadora fluminense.
Além da CTB, a Comissão também homenageou diversos sindicatos,pelos serviços prestados nas lutas sindicais e populares, com uma Moção de Aplauso da Comissão de Trabalho da Alerj. Foram eles:
- O Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro (SEC-RJ),
- O Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento e Meio Ambiente (Sintsama-RJ)
- A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio de Janeiro (Fetagri)
- O Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar),
- O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev-RJ),
- O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense (SIndmetal-SF)
- O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect-RJ)
- O Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio)
Entidades, em sua ampla maioria filiadas à CTB, referências nas suas categorias e nas lutas populares e progressistas, pois sempre estão presentes nas lutas em defesa do povo pobre e trabalhador por todo Rio de Janeiro, do emprego, da cidadania e da democracia. Somente o Sinpro-Rio, dentre os citados, não é filiado a CTB, mas a central participa de sua diretoria com um núcleo atuante e combativo de professores classistas.
Encerrando o ato político e as atividades oficiais da Central em 2024, o Presidente da CTB-RJ, em nome da diretoria da entidade, fez a convocação do Congresso Estadual da entidade, que ocorrerá em 2025.
O congresso é o fórum máximo de deliberação da entidade, reunindo representantes de todo o estado para definir as políticas, estratégias e diretrizes que guiarão os próximos quatro anos. O evento também marcará a renovação da diretoria e a atualização do programa e do estatuto da central.
Após o ato, iniciou-se a confraternização de final de ano: um momento de confraternização calorosa, celebrando uma militância aguerrida que não mediu esforços ao longo do ano e está preparada para os desafios que 2025 reserva.
A CTB-RJ, confirmou ao longo desses 17 anos, ser possível construir uma central plural e democrática, ser possível abolir o hegemonismo e conviver com as diferenças de forma democrática. Por isso, hoje é reconhecida como uma das maiores e mais influentes centrais do Brasil, ampliou sua presença em todas as regiões do estado e fortaleceu sua base de entidades filiadas. Os sindicatos dirigidos pela central destacaram-se como referências políticas e de organização, reafirmando o compromisso com as
categorias que representam.