Dani Moretti, da CTB-RJ, é a nova presidenta do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

A luta cotidiana na defesa do SUS, e da saúde da classe trabalhadora continua fazendo a CTB Rio de Janeiro crescer e ocupar espaços relevantes na política fluminense. A Secretária Estadual de Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho, a comerciária Dani Moretti, foi eleita na última terça-feira (25) como nova presidenta do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (CES-RJ).

A eleição aconteceu em plenária realizada logo após a reunião do colegiado do Conselho. Por determinação da Lei Complementar 152/2013 e do Regimento Interno do CES-RJ, o rodízio entre as três partes que compõem o conselho indicava que era a vez da sociedade civil ocupar a presidência do Conselho. Em votação interna entre as representações da sociedade civil, com 6 votos, Dani Moretti foi eleita como nova presidenta do CES-RJ, tendo como sua suplente Frízia Stella, da Faferj, que conquistou 3 votos.

A nova presidenta do CES-RJ, comentou a importância dessa eleição:

“Ontem foi um dia importante, o dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha é simbólico ter uma mulher assumindo um espaço de poder que, em um passado não tão distante não podia sequer ser disputado, quanto mais alcançado. Ocupar a presidência do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é um marco na história da CTB-RJ, porém, mais importante ainda é que, com isso, serão os trabalhadores e as trabalhadoras à frente do Conselho para lutar por uma saúde de qualidade e um SUS igualitário, com direito, vez e voz aos usuários.”

A posse de Dani Moretti, com a homologação dos nomes eleitos, será realizada no dia 1º de agosto, às 10 horas e a CTB Rio de Janeiro prometo uma grande mobilização para o dia. Com um histórico de lutas no campo da saúde do trabalhador e segurança do trabalho, sendo desde abril coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), Dani Moretti é um quadro preparado para esse desafio e comentou algumas de suas ideias:

“Assumo essa tarefa para pensar na saúde do trabalhador, na saúde da população. Ocupo a presidência do Conselho Estadual de Saúde representando uma central sindical classista, que considera a participação social um dos pilares de uma sociedade democrática e livre. Nossa gestão será focada em garantir o acesso à saúde com a redução da burocratização que envergamos hoje tanto no serviço de saúde público, quanto no privado.” 

O que faz o Conselho Estadual de Saúde?

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é responsável por liderar as reuniões e atividades do conselho, bem como representar o conselho em eventos e reuniões externas. Além disso, ele tem outras atribuições importantes, tais como:

– Convocar e presidir as reuniões do Conselho Estadual de Saúde;

– Coordenar a elaboração da pauta das reuniões e conduzir a discussão dos assuntos em pauta;

– Designar relatores e comissões temáticas para tratar de assuntos específicos;

– Apresentar relatórios sobre as atividades do conselho em eventos e reuniões externas;

– Assinar documentos e correspondências oficiais do conselho;

– Representar o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro em eventos, audiências e outras atividades relacionadas à saúde;

– Zelar pelo cumprimento da legislação e das normas que regulamentam o funcionamento do conselho.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro tem, portanto, uma função estratégica na promoção da participação e do controle social na gestão da saúde no estado do Rio de Janeiro e a CTB-RJ e Dani Moretti estão prontos para o desafio.

*Contém informações de cesrj.org, fotos de CES-RJ.

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Escanear o código