- 4 de julho de 2023
- Publicado por: José Medeiros
- Categoria: Notícias CTB-RJ
Na última quinta-feira (29), a Secretária de Saúde do Trabalhador e Segurança no Trabalho da CTB Rio de Janeiro, Dani Moretti, fez sua apresentação formal para a sociedade fluminense como nova presidenta da Comissão Intersindical de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e já demonstrou os novos tempos que pretende trazer para essa importante comissão.
Há mais de 20 anos que a CISTT não reunia tantas entidades para um encontro. Estiveram presentes nessa primeira reunião 30 representantes de Centros de Referência Regionais de Saúde do Trabalhador, 31 representantes de Comissões Intersindicais de Saúde do Trabalhador municipais e cerca de 10 Sindicatos, entre eles o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, o Sindsprev, o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro, o Sinpro-Rio e o Sindicato dos Petroleiros. A expectativa da cetbeista é de aproveitar a pluralidade de pessoas e entidades presentes para fortalecer a rede da CIST e construir um trabalho junto aos municípios.
“Queremos fazer a CISTT atuar diretamente com os municípios de todo Estado. Vamos trabalhar pra construir CIST municipais onde ainda não existir e fortalecer e reestruturar as já existentes. Vamos tratar a Comissão com a importância devida. A CISTT é um espaço fundamental e democrático, aberto para os movimentos sociais, sociedade civil e sindicatos e que olha a saúde do trabalhador na sua totalidade. Ela não se limita a quem tem carteira assinada, nosso olhar também vai buscar aquele trabalhador que é autônomo, que é camelô, que não está regulamentado.” – disse Dani Moretti, ao Portal CTB RJ.
No encontro, já visando esse fortalecimento, foram criadas duas comissões. A primeira, coordenada pela própria Dani Moretti, irá atuar para organizar e capacitar a CISTT nos diversos municípios do Rio de Janeiro. A outra será coordenada por Thiago Roseiro, representante no Conselho Segmento profissional de saúde, e terá como missão auxiliar os CEREST nas suas atividades de atenção integram e promover aproximação com os movimentos sociais.
O que é a CIST?
A CISTT é uma Comissão do Conselho Estadual de Saúde que discute, analisa e subsidia o conselho com o tema de Saúde do Trabalhador instituída na década de 1990 através da Lei Orgânica da Saúde 8.080. Sua instalação é obrigatória mas fazia 2 anos que a comissão não atuava no Rio de Janeiro. Entre suas funções, cabe à CISTT a articulação de políticas e programas de interesse para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab) do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que nos últimos 10 anos mais de 25 mil trabalhadores faleceram em virtude de acidentes de trabalho no Brasil. No período foram emitidas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT).
Fotos: CISTT