Dezembro Vermelho: Prevenção, Conscientização e Luta Contra o Preconceito

A CTB/RJ adere à campanha Dezembro Vermelho, um mês dedicado à intensificação das ações de prevenção e conscientização sobre o HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“A CTB segue na luta por direitos que garantam a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. O Dezembro Vermelho exige ação: enfrentar o preconceito e defender um SUS forte para garantir saúde e dignidade universal. A luta sindical é a luta pela vida”, declara o presidente da CTB/RJ, Paulo Farias.

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, 1º de Dezembro, serve como um poderoso lembrete de que esta batalha é contínua e se apoia em três pilares essenciais para a vitória:

Informação e Prevenção

É fundamental conhecer e utilizar os diversos métodos de prevenção disponíveis, como o uso consistente de preservativos, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Além disso, é crucial disseminar a informação de que o tratamento é gratuito e acessível por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico precoce é a chave para garantir uma melhor qualidade de vida para as Pessoas Vivendo com HIV (PVH).

Empatia e Combate à Discriminação

Embora a ciência tenha proporcionado grandes avanços no tratamento, o preconceito e a discriminação continuam sendo barreiras que causam sofrimento e isolamento. É urgente combater o estigma social e garantir que as pessoas vivendo com HIV/AIDS tenham seu respeito e dignidade assegurados em todos os espaços, com foco especial no local de trabalho.

Políticas Públicas e SUS Forte

A luta sindical é inseparável da luta pela vida. A defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) forte, com financiamento adequado e políticas públicas eficazes, é a única garantia de um direito à saúde universal e de qualidade para toda a classe trabalhadora. Não podemos admitir retrocessos nas conquistas sociais.

“A CTB/RJ reforça: Faça o teste. Previna-se. Trate-se. Exija respeito. Combata o preconceito”, finalizou Dani Moretti, Secretária de Saúde do Trabalhador da CTB.

A luta da CTB/RJ é pela vida, pela saúde e pelo direito de todos os trabalhadores.

Compartilhe este post