Em Defesa da Reforma Agrária!

Hoje, 17 de abril, é o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. A data remete ao massacre de Eldorado dos Carajás. A CTB-RJ aproveita essa data para saudar as entidades irmãs como a Fetagri-RJ, Contar e o MST, e reafirma seu compromisso com a luta pela Reforma Agrária.

O QUE FOI O MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS?

Em 17 de abril de 1996, um grupo com cerca de 300 trabalhadores fez um protesto na PA-150 e impediu a passagem de veículos. O principal motivo da manifestação era a demora do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em desapropriar a Fazenda Macaxeira, de 40 mil hectares.

Policiais tentaram retirar os manifestantes com bombas de efeito moral e alguns manifestantes teriam reagido atirando pedras e pedaços de pau. A polícia reagiu com disparos de metralhadora. 19 manifestantes foram mortos, dezenas ficaram feridos. Segundo o MST, dois dos feridos morreram no hospital, aumentando o número de mortos para 21.

DEFENDER A REFORMA AGRÁRIA VIROU LEI!

Instituída em junho de 2002, o Dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária foi decretado através da Lei 10.469, durante o 1º governo Lula.

Lute você também pela Reforma Agrária! 

CTB, no campo e na cidade, a luta é pra valer!

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Escanear o código