- 30 de julho de 2024
- Publicado por: José Medeiros
- Categorias: Notícias CTB Nacional, Notícias CTB-RJ
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro recebeu uma nota de agradecimento do Movimento Candelária Nunca Mais por sua contribuição para a realização das atividades do movimento nos 31 anos da Chacina da Candelária.
A Central agradece ao movimento pelas palavras e reafirma seu compromisso com a luta em conjunto com os demais movimentos sociais e populares para a construção de um Rio de Janeiro e um Brasil mais justo e igualitário, livre de preconceitos e onde crimes brutais como a Chacina da Candelária não se repitam.
A Chacina da Candelária completou 31 anos no último dia 23. Seis menores e dois jovens que faziam parte de um grupo de mais de 40 pessoas que dormiam nos arredores da Igreja da Candelária, no Centro do Rio foram mortos na madrugada de 23 de julho de 1993. Eles foram alvo de tiros de quatro homens — três policiais e um ex-PM — que foram condenados como autores do crime, no entanto, o inquérito ainda apontou mais dois envolvidos diretamente com o crime.
O episódio teve grande impacto e forte repercussão internacional. A pressão da opinião pública e de organizações brasileiras e estrangeiras impediu que as investigações fossem bloqueadas, como aconteceu em relação à chacina de Acari.
O “Movimento Candelária Nunca Mais” é o mais antigo dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada do Brasil que pauta o tema sem deixar que a memória daqueles jovens seja esquecida e que tem o profundo respeito da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil.