Nota Oficial da CTB-RJ: Boas-vindas ao Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense

A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro (CTB-RJ) tem a honra de anunciar a filiação do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense à nossa Central Sindical Classista, fortalecendo a representação da categoria metalúrgica e reforçando o nosso compromisso na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras em todo o estado do Rio de Janeiro. Saudamos calorosamente todos os companheiros e companheiras que, a partir de agora, se unem à CTB, a segunda maior central sindical do país.

 

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense possui uma história de resistência e luta que engrandece o movimento operário. Protagonista da histórica greve de 1988 na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a entidade enfrentou bravamente o autoritarismo e a repressão, lutando pela conquista do turno de seis horas, pela recuperação dos salários e pela reintegração dos demitidos. Até hoje, o Sindicato se mantém combativo na defesa dos direitos da categoria, combatendo abusos trabalhistas e ambientais praticados pela CSN, como o descaso com a montanha de escória acumulada perto do Rio Paraíba do Sul, a emissão diária do “pó preto” que prejudica a saúde dos trabalhadores e moradores de Volta Redonda, além da luta constante pela reintegração dos grevistas demitidos.

 

A CTB-RJ se orgulha de agora contar com os três maiores sindicatos de metalúrgicos do estado – Sul Fluminense, Angra dos Reis e Capital – todos comprometidos com a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Declaramos, assim, total apoio e parceria nas lutas do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, especialmente na reivindicação do turno de seis horas, uma demanda justa e urgente para garantir qualidade de vida e dignidade para a categoria.

 

A CTB-RJ reafirma seu compromisso com a classe trabalhadora e saúda com entusiasmo essa importante união. Sejam muito bem-vindos, companheiros do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense! Juntos, construímos uma frente sólida e comprometida com a justiça social e a igualdade para todos os trabalhadores e trabalhadoras do estado do Rio de Janeiro.

 

Rio de Janeiro, 31 de Outubro de 2024

 

Paulo Sérgio Farias

Presidente da CTB-RJ

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Escanear o código