Após 25 anos, Justiça para Edma e Marcos Valadão!

Na madrugada dessa quinta-feira, a justiça para Edma e Marcos Valadão, ex-presidentes do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Enfermagem, respectivamente, assassinados em 1999, no Rio de Janeiro, finalmente chegou. O casal foi assassinado por denunciar desvio de verbas e manipulação nas eleições do Sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem. 

Após 25 anos de espera, Gilberto Linhares, ex-presidente do COFEN no período de 1987 a 1991, e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), entre 1991 a 1997, foi condenado a 26 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado. A ex-deputada estadual Enfermeira Rejane comemorou a condenação e justiça para os sindicalistas covardemente assassinados:

“Aguardamos o julgamento da ação penal por homicídio qualificado de Edma e Marcos Valadão, assassinados covardemente por investigarem e denunciarem desvio de verbas e manipulação de eleições no Sistema COFEN / Conselhos Regionais de Enfermagem por 25 anos. Nunca desistimos. Hoje as 4:30h da manhã a justiça foi feita!!! Choro por vocês, amigos, mas o coração está leve. Nossa luta por democracia, justiça, e direitos da categoria nunca será em vão!”- afirmou em seu Instagram.

Em outra postagem, em suas redes sociais, a ex-deputada salientava a importância de conhecer a história do casal e da luta pela reconstrução do COFEN/COREN-RJ

“É importante que todo profissional conheça a história de reconstrução do Sistema Cofen/CorenRJ para que possa valorizar o momento democrático que vivemos, entender a luta que nos trouxe até aqui e não permitir que interesses menores ou pessoais voltem a comandar os rumos do Coren-RJ.”- comentou em postagem em seu Facebook.

Quem foram Edma e Marcos Valadão e, por que foram assassinados?

Lideranças reconhecidas dos movimentos da saúde e da Enfermagem, atuantes na defesa do SUS, Edma e Marcos foram assassinados porque denunciavam irregularidades administrativas, roubos, fraudes, nepotismo e outras atividades no sistema Cofen/Coren-RJ.  Cumprindo seu deveres como dirigentes de entidades representativas da categoria, o casal estava prestes a apresentar ao Ministério Público um dossiê contendo cópias de documentos sobre as irregularidades quando foi assassinado e já havia feito denúncia de desvio de verbas, apropriação de bens do Cofen e falsificação de documentos à Polícia Federal.

O casal foi morto a tiros por motoqueiros no início da manhã de 20 de setembro de 1999, quando saía de casa, no Engenho Novo (zona norte do Rio). Edna Rodrigues Valadão e Marcos Otávio Valadão estavam dentro de um carro a caminho do trabalho, quando foram fuzilados por quatro homens em duas motos, por volta das 9h30. Marcos morreu na hora. Edna chegou a ser levada para o hospital Salgado Filho, no Méier (zona norte), onde morreu.

Gilberto Linhares, ex presidente do Cofen, foi preso na Operação Predador em 2005 e todo, o resto da quadrilha, desbaratada nos anos posteriores. Após duas décadas, finalmente justiça foi feita.

Documentário do NPC

Em 1999, o Núcleo Piratininga de Comunicação realizou um documentário sobre o assassinato de Edma e Marcos Valadão. O filme, dirigido por Claudia Santiago, apresenta imagens do casal lutando pela formação do sindicato, pelo povo, por uma nova sociedade e narra a história de duas pessoas que se uniram por amor e que devotaram parte desse amor à busca incessante de uma sociedade mais justa, sem explorados e sem exploradores.

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Escanear o código